» A igreja de Deus no fim do reinado de Bento XVI



Introdução – em que tempo vivemos?

Vamos estudar o capítulo 12 de Apocalipse, mas antes, faremos uma pequena revisão na profecia de Apocalipse 17. Leiamos o verso 3:

"Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres." Apocalipse 17:3

No verso acima, vemos que o anjo transportou o profeta João em espírito, isto é, "em visão", até um deserto, e lá, ele viu uma mulher sentada numa besta. A besta na qual a mulher se assentava, tinha "SETE CABEÇAS ".

Mais para frente no texto, o anjo vai explicar para o profeta o significado das SETE CABEÇAS:

"O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças..." Apocalipse 17:7

Nesse verso, o anjo diz para João que vai passar a explicar o significado das sete cabeças. Ela inicia no verso 8:

"a besta que viste, era e não é..."

A besta ERA alguma coisa no passado, mas agora NÃO É mais o que era. Quem é essa "besta", e o que ela era? No capítulo 13 são apresentadas características da besta que nos permitem identificar quem ela é. Leiamos os versos 4 e 7:

"....adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?...  Foi-lhe dado, também, que PELEJASSE CONTRA OS SANTOS e os vencesse".
A besta era “adorada”. Portanto, era um líder religioso. E pelejava contra os santos de Deus. Na Bíblia, santo é quem aceita a Jesus e pelo Seu poder obedece os mandamentos. Quem foi que guerreou contra os santos no passado e os matou? A história relata a Inquisição e o martírio de muitos dissidentes da Igreja Católica. Quem comandava estas perseguições eram os papas. A"besta" é a representação do poder perseguidor destes papas; representa, portanto, o papado, que comandava a PELEJA contra os santos, como está escrito em Apocalipse 13.

Em Apocalipse 17:8, está escrito que a besta" ERA e NÃO É". Isso confere com a história.  Embora tenha sido no passado, hoje o papado NÃO É perseguidor, assim como estava escrito que a besta, que ERA, "NÃO É". E as SETE CABEÇAS da besta, o que significam? O anjo também explicou isso para o profeta:

"Aqui está o sentido, que tem sabedoria: AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES, nos quais a mulher está sentada. " Apocalipse 17:9:

A cidade conhecida como cidade dos SETE MONTES é Roma. A sede do papado, da igreja Católica, fica na cidade de Roma. Nesse mesmo verso (9), e no seguinte, o anjo revela também outro significado das cabeças:

"São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe..." versos 9 e 10.

O anjo está apontando para um tempo no qual 5 REIS já passaram e o SEXTO REI está no poder. Quem eram esses reis?

Já identificamos a besta. Corresponde ao papado. Agora, fica fácil entender quem são suas cabeças - os papas. João, o profeta, viu que essa besta tinha SETE CABEÇAS. Assim, as cabeças da besta representam sete papas. O anjo disse que essas cabeças eram SETE REIS. Isso significa que as cabeças não representavam quaisquer papas. Elas representavam papas que acumulariam o título de REIS. E quando os papas passaram a ser REIS? Isso aconteceu depois que a Igreja Católica deixou de ser somente uma igreja, para ser também um país. Aconteceu em 1929. Nesse ano, pelo tratado de Latrão, o ditador italiano Benito Mussolini deu ao papa PIO XI um pedaço de terra no qual se constituiu o país do Vaticano. Pio XI, que era o papa na época, se tornou então o REI do Vaticano. A propósito, politicamente falando, o Vaticano é um estado monárquico, do qual o papa é o rei. Após o tratado de Latrão, o papa passou a acumular o título de Soberano do Estado da Cidade do Vaticano. Pio XI, em ofício na época, tornou-se o primeiro papa rei.

O anjo havia dito para o profeta que 5 REIS haviam caído, e "UM EXISTE". CINCO papas já haviam reinado como reis. Pio XI foi o primeiro deles. Quem foram os outros? Segue abaixo a ordem deles:

1 - PIO XI;
2 - PIO XII;
3 - João XIII;
4 - Paulo VI;
5 - João Paulo I

(para um estudo mais aprofundado da profecia de Apocalipse 17, recomendamos a leitura do livro “O Oitavo” - a disposição para compra na loja do site www.advetenciafinal.com.br).

O anjo havia dito que o sexto papa "EXISTE", ou seja, estava no poder - verso 10:

"dos quais caíram cinco, um existe... "

João Paulo II sucedeu a João Paulo I em 1978, e foi o sexto rei. Na visão de Apocalipse 17, o anjo levou João para o tempo do sexto rei, o tempo de João Paulo II, quando muitos de nós já éramos vivos.

Sabemos que um novo papa só é escolhido quando morre o papa atual. Por exemplo: o papa atual, Bento XVI, só foi eleito depois que João Paulo II morreu. O mesmo se deu com João Paulo II. Quando ele estava no poder, os 5 papas anteriores já tinha morrido.

Neste tempo, em que o sexto papa rei está no poder, a descrição das cabeças feita no verso 3 de Apocalipse 17 é a seguinte:

"Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com SETE CABEÇAS e dez chifres."

No verso acima, é relatada a visão da besta e de suas SETE CABEÇAS. Mas perguntamos: "o profeta viu COROAS em cima das cabeças? Não. Embora o anjo estivesse explicando para João que, no tempo em que ele viu a besta, 5 reis já tinham morrido, nenhuma das cabeças da besta, que representam esses reis, tinha COROA. Repetimos:

"Embora o anjo tenha explicado que 5 reis, ou 5 cabeças da besta, já tivessem reinado naquele tempo, nenhuma das cabeças da besta, que representam esses reis, tinha COROA".

É importante gravarmos bem isso, porque isso vai nos ajudar para entendermos Apocalipse 12.


O nascimento da igreja triunfante


Vamos abrir agora a Bíblia em Apocalipse 12, e ler a partir do verso 1:

"Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz." Apocalipse 12:1

Mulher significa "igreja", a noiva de Cristo (Ef. 5:25, 31, 32). O símbolo da "mulher" visto no verso acima, representa a igreja de Deus, o povo que busca guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Como esta mulher estava? Apocalipse 12:1 diz: "Uma mulher VESTIDA DO SOL". o Apocalipse é um livro simbólico. Quando é mostrado que a mulher, a igreja, está vestida do SOL, isso não quer dizer que as pessoas da igreja estão nesse momento vestidas com o SOL. O SOL é um símbolo que representa alguém, uma pessoa. A Bíblia revela:
"Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o SOL DA JUSTIÇA, trazendo SALVAÇÃO". Malaquias 4:2

O verso acima diz que o SOL da justiça traria SALVAÇÃO. Quem é Aquele que trouxe salvação para nós? Jesus Cristo, não é verdade? Jesus é representado pelo SOL. Então, quando é mostrado no Apocalipse que a mulher, ou seja, a igreja, estava vestida de SOL, isso quer dizer que a igreja estava vestida de Cristo. Sim, pessoas como nós são representadas como vestidas com a justiça de Cristo em Apocalipse 12. Porque o receberam por fé como Salvador. O verso 1 de Apocalipse 12 ainda diz que a mulher estava "com a lua debaixo dos pés". A mulher, ou seja, a igreja, é vista PISANDO a lua. Jesus disse que os servos de Deus pisarão o inimigo:

“Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.” Salmos 91:13

Deus prometeu que Seus servos calcariam a pés, a serpente. Calcar aos pés significa “pisar”, com os pés. O servos de Deus pisariam a serpente. Quem é a serpente? Satanás como a Bíblia revela em Apocalipse 12:9.

Como se pisa Satanás? Quando se obedece. Em Gênesis 3:15. Deus prometeu ao homem que a descendência de Eva pisaria a serpente. Estas palavras foram cumpridas quando Jesus morreu na cruz do Calvário. Pois Sua morte foi o golpe de morte em Satanás. Ele venceu todas as tentações de Satanás e completou a carreira. O inimigo foi derrotado. A igreja também foi vista pisando-o, vencendo suas tentações assim como Cristo venceu. Nessa visão, João olha para um tempo no qual a igreja de Deus, composta de pessoas como nós, estará vencendo todas as tentações de Satanás. A lua é o astro que governa a noite, o período de trevas, e representa adequadamente a Satanás, o príncipe das trevas. Ele será “pisado”, vencido, pela igreja verdadeira. Aqui o Apocalipse responde a intrigante pergunta: “é possível ao homem vencer o pecado como Jesus venceu? É possível obedecer aos mandamentos como Jesus obedeceu? A resposta é um clamoroso e ecoante “sim”. Isso vai acontecer. Pois há mais poder em Deus do que no pecado e nas tentações que assediam o homem. O evangelho é poder de Deus para todo aquele que crê (Rom. 1:17). Isso significa que todo verdadeiro crente recebe o poder e vence o pecado. Só não vence que não tem fé.

Voltando a Apocalipse: na medida em que Jesus permanecia em obediência a Deus, ia despertando a fúria de Satanás. Tanto que ele incitou os fariseus a conspirarem para matar Jesus. O mesmo se passa quando você quer obedecer a Deus. O diabo põe pessoas no teu caminho só para de desviar de fazer o que é certo. Isso também ocorrerá quando a igreja o vencer. Portanto, não nos surpreende a revelação dos versos 3 a 5 de Apocalipse, mostrando Satanás (o dragão), querendo tragar o filho da mulher, quando nascesse:

" Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com SETE CABEÇAS, DEZ CHIFRES e, nas cabeças, sete diademas... o dragão parou diante da mulher que havia de dar a luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho." Apocalipse 12:3

O filho que vai nascer em nós é Jesus Cristo. Paulo disse que o mistério anunciado pelo evangelho é Cristo nascendo em nós (Col. 1:26), ou seja, Sua vida de obediência sendo reproduzida na nossa vida, no nosso dia a dia.

Agora, voltemos a enfocar o símbolo do dragão. Notaram alguma semelhança dele com a besta de Apocalipse 17? Ambos têm SETE CABEÇAS e DEZ CHIFRES:

“dragão, grande, vermelho, com SETE CABEÇAS, DEZ CHIFRES” Apocalipse 12:3
“... besta... com sete cabeças e dez chifres” Apocalipse 17:3

Esse dragão tem relação com a besta de Apocalipse 17. Qual é a diferença existente entre as sete cabeças desse dragão e as sete cabeças da besta? As cabeças do dragão têm coroas, enquanto as da besta não. Leiamos novamente o final do verso 3, sobre o dragão:

"e, nas cabeças, sete DIADEMAS (coroas)"

Em Apocalipse 17 as cabeças não estão coroadas. Em Apocalipse 12 sim. Então, Apocalipse 12 nos mostra coisas que ocorrem depois de Apocalipse 17. Em Apocalipse 17, estávamos no tempo do SEXTO REI - João Paulo II. E em Apocalipse 12, em que tempo estaremos? Note que, embora estivéssemos no tempo do SEXTO REI em Apocalipse 17, nenhuma cabeça tinha coroas. Quando é então que as cabeças ganhariam COROAS? Poderia ser, por exemplo, que cada cabeça ganhasse coroa após o papa que ela representava terminasse de reinar? Fosse assim, como em Apocalipse 17, CINCO reis já haviam reinado, a besta deveria ter 5 cabeças com coroas. Mas a besta não tinha nenhuma cabeça com coroa em Apocalipse 17. Então, vemos que as COROAS não apareceriam uma em cada cabeça tão logo o papa correspondente terminasse de reinar. Embora isso pareça lógico, não confere com a profecia. Em nenhum lugar vemos a besta com 5 ou com 6 coroas. Concluímos, portanto, que as sete coroas aparecem de uma só vez. Apocalipse 17 nos mostra o tempo no qual o sexto rei já estava reinando, e absolutamente nenhuma cabeça tinha ainda coroa. Nos resta entender que as sete coroas somente poderiam aparecer sobre as cabeças quando os sete papas já tivessem reinado. Daí entendemos que a visão de Apocalipse 12 aponta para o tempo em que o sétimo papa já finalizou seu reinado.


Temos pouco tempo...

Nesse tempo, conforme é relatado pelo verso 1, a igreja de Deus, representada pela mulher, estará já pisando o dragão - vencendo todas as tentações de Satanás.
Quanto falta para chegarmos a este tempo? Em Apocalipse 17, era dito que 5 reis já haviam caído, e "UM EXISTE", ou seja, o SEXTO REI, João Paulo II, já reinava. A sexta cabeça já estava reinando em Apocalipse 17. O que, diz a profecia, ocorreria após o reinado do sexto rei - João Paulo II?

"dos quais caíram cinco, um existe, e O OUTRO AINDA NÃO CHEGOU; E, QUANDO CHEGAR, TEM DE DURAR POUCO." Verso 10.

O verso acima diz que UM EXISTE, o sexto rei; e o sétimo ainda não chegou. O sétimo foi o papa que subiu no poder após João Paulo II. Quem foi ele? Bento XVI. E o verso acima, falando do sétimo rei, disse: " E, QUANDO CHEGAR, TEM DE DURAR POUCO". Disse que o sétimo rei, Bento XVI, iria durar pouco. Uma notícia datada de 20.04.2005 (AFP) confirma:

"O papa Bento XVI previu para si um "curto reinado" ao conversar com cardeais logo depois de ter sido eleito".

A matéria do jornal confirma a profecia. Já estamos neste reinado de Bento XVI, o sétimo papa. E, segundo a profecia, ele durará "pouco tempo". Quando terminar o seu reinado, entraremos no tempo de Apocalipse 12, no qual a mulher, a igreja de hoje, estará pisando a Satanás, vencendo todas as suas tentações. E como está nosso preparo? Estamos em tempo, ou estamos atrasados em nossa preparação? Precisamos de mais consagração, mais comunhão, mais união com o Senhor Jesus e submissão à Sua vontade. A profecia de Apocalipse 12 mostra ainda uma outra característica que terá a igreja, a mulher, logo ao final do reinado de Bento XVI - leiamos Apocalipse 12:2:

"... achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.". Apocalipse 12:2

A mulher estava grávida, com dores de parto. Sabemos que o Apocalipse é um livro simbólico. O fato de a mulher estar para dar a luz representa algo. O que isso significa? Vejamos quem foi que nasceu dessa mulher, e então poderemos compreender melhor:

"Nasceu-lhe, pois, um Filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro." Verso 5.

Quem é o Filho varão, que há de "reger", ou seja, "governar" todas as nações? Sabemos que esse é Jesus. Jesus é o que vai governar todas as nações ao fim da terra. A mulher estava para dar à luz a Jesus.

Já vimos que a mulher representa a igreja, composta de pessoas como nós. Como nós, como igreja, daríamos a luz a Jesus? A Bíblia responde:

"meus filhos, por quem, de novo, SOFRO AS DORES DE PARTO, ATÉ SER CRISTO FORMADO EM VÓS" Gálatas 4:19

O texto acima mostra que sofremos angústias que são como DORES de PARTO, até que Cristo seja formado em nós. Sabemos que temos que lutar contra nossas inclinações para o mal e contra as tentações de Satanás. Então, nos angustiamos com Deus em oração, lutando com Ele, pedindo que Ele nos dê a vitória sobre o pecado, e assim o caráter de Cristo apareça em nós. É dessa maneira que Cristo é formado em nós. A mulher de Apocalipse 12, sentindo dores de parto para que o Filho varão nascesse, representa pessoas como nós, lutando com Deus, em angústia de espírito, pedindo que Ele nos dê a vitória e possamos assim refletir perfeitamente o caráter de Cristo. A mulher de Apocalipse 12 representa pessoas que têm essa experiência, estão lutando com Deus para vencer o pecado e refletir perfeitamente o caráter de Cristo. Nesse tempo, o caráter de Cristo será formado na igreja, porque é dito que "nasceu-lhe, pois, um Filho varão" (verso 5) – “nasceu” o caráter de Cristo nesses cristãos.

Resta-nos, portanto, pouco tempo de preparo para que vençamos todas nossas faltas de caráter a fim de que Cristo seja formado em nós. Estamos lutando com Deus para vencer nossas inclinações para o pecado? Se não estamos, vemos pela profecia que já é hora de o fazermos, pois resta-nos pouco tempo. Que possamos todos nós humilharmo-nos diante de Deus, lutarmos com Ele, para que Ele nos dê as vitórias de caráter que necessitamos para que Cristo seja formado em nós.

Finalizamos com uma oração: “Pai nosso, que estás nos céus, agradecemos pela palavra da profecia que nos deste. Pedimos a Ti que venhas completar a obra que iniciaste em nós, transformando-nos à perfeita semelhança de Seu Filho. Que Cristo Jesus, a esperança da glória, possa ser formado em nós, e que façamos parte de Sua igreja triunfante após a  saída deste papa. Em nome de Cristo Jesus, te pedimos, amém.

Deus te abençoe,

Pr. Jairo Carvalho
Ministério quarto anjo - ADVERTÊNCIA FINAL

Ministério Quarto Anjo | Advertência Final
© Todos os direitos reservados • 2014 - 2017